domingo, 23 de maio de 2010

Para os balões que sabem voar.

Inspirada nos textos-tramas que andei lendo para apresentar na disciplina da Chica e da Ana, mencionando uma atitude perante a cidade - etnográfica e plena de afeto - , eis por quais lugares bonitos não andei passeando neste domingo... 
Primeiro, elas, autoras e professoras, me falavam de uma certa ambiência situada à Rue de Belleville, em Plena Paris multifacetada, no chamado 11ème arrondissement, um bairro predominantemente de imigrantes, provenientes de muitos lugares do mundo, abraçados em suas línguas e costumes. 
Queria materializar em imagem, uma vez que não conheço sua paisagem urbana. Uma busca no flickr por "Rue de Belleville" me leva a uma imagem-paralelo, um ontem-e-hoje, cuja base temporal do ontem tem como ponto de partida um fragmento fílmico, uma fração de segundo do filme "Le Ballon Rouge", feito em 1956 pelo francês Albert Lamorisse e que ganhou milhares de prêmios. Era tudo o que eu sabia até então sobre este balão passeador. 

fonte: http://www.flickr.com/photos/pietschreuders/3693257871/

Da Paris de ontem, confesso que me alegra mais não apenas pelo balão que sabia voar, vermelho sangue, e que seguia o menino pela cidade, em movimento de puro afeto, apresentando a cidade para esta que não a conhece. Mas também a vista da Tour Eiffel, ao longe, parecia um horizonte mais poético. Acho que a calçada lembrando a chuva também marcava um dia mais propício para esta viagem.

Toda essa saudade do que não se viveu somente para dividir a lindeza que é assistir a este filme. É curtinho, e vale cada minuto.



Le Ballon Rouge by Albert Lamorisse from maus da fita on Vimeo.


E para aqueles que se interessaram pelos contrapontos passado/presente através de imagens, dêem uma olhada em todo o álbum que faz referência aos frames do filme O balão vermelho.

Tem também um super dziver, que mostra Londres ontem e hoje, a partir de fotos dos Beatles.

Enjoy it!!

Um comentário:

Voe...