sexta-feira, 16 de julho de 2010

Ordenou-me imperiosamente que não fechasse os olhos.



"Seu problema é que quer entender tudo, e isso é não é possível. Se insiste em entender, não está considerando todo seu destino como homem. Seu obstáculo está intacto. Portanto, você não fez quase nada durante todos esses anos. Foi sacudido de seu sono total, mas isso poderia ter sido realizado de qualquer forma por outras circunstâncias.
[...]
- Você está acorrentado - exclamou Don Juan. - Está acorrentado à sua razão.
[...]
Minha mente recusava-se a absorver esse tipo de estímulos como sendo "reais" e no entanto, depois de dez anos de aprendizados com Don Juan, ela não podia mais sustentar meus velhos critérios comuns do que é real. 
[...]
Don Juan olhou pra mim e havia tanta tristeza em seus olhos que comecei a chorar. As lágrimas caíam livremente. Pela primeira vez em minha vida, senti o peso estorvante de minha razão".

Carlos Castaneda, em "Uma estranha realidade".


*Imagem: reprodução de tela de Salvador Dalí.

2 comentários:

  1. Estou com esse livro aqui...bah...viagem total...meu primeiro Castaneda..

    ResponderExcluir
  2. Pois não sei se viste ele aqui em casa aquele dia... terminei de ler hoje, bah... o primeiro que li dele foi o "erva do diabo", esse é o segundo... Viagens que me levam longe...

    ResponderExcluir

Voe...